quinta-feira, 1 de março de 2012

Cuidados com Idoso acamado


Olá queridos leitores! Hoje vamos falar um pouco sobre algumas particularidades sobre o idoso acamado e os cuidados que se deve ter para com os mesmos.

1) Quem é esse paciente?

Bom, o idoso acamado geralmente é um paciente que requer muita atenção, dedicação e cuidado. Ele se encontra em tal situação devido a vários fatores: pode ser em decorrência a uma doença crônica degenerativa que lhe acomete as funções locomotoras e neurológicas, de coordenação, de movimento, como Alzhaimer e Parkinson em fase avançada, sequelas de AVC ou outro tipo de doença vascular, cardíaca e neurológica, fraturas ocasionadas por quedas ou acidentes, desgaste ósteo muscular progressivo decorrente de doenças como osteoporose, artroses, osteoartrites, que com o avançar da idade podem diminuir a força articular e muscular para andar e fazer outros tipo de atividades que normalmente faria, vários tipos de câncer em fase crítica ou terminal, complicações cirúrgicas de doença de base prévia, doenças respiratórias agudas ou crônicas agudizadas. 

2) Quais são suas necessidades de cuidados?

Vai depender de cada caso, mas geralmente esse paciente necessitará essencialmente de um bom suporte nutricional e hídrico, higiene e conforto, mudança periódica de decúbito a fim de evitar as úlceras de pressão que são um verdadeiro risco ao acamado, principalmente o idoso, e que geralmente acontece por negligência de quem cuida e não realiza as mudanças de posições regularmente como deve ser feito. Sobretudo, é um paciente que precisa de atenção, de carinho e de muita paciência por parte de quem cuida. Atentar-se sempre para as recomendações médicas, os controles diários que devem ser realizados, as medicações que devem ser administradas nos horários certos e a limpeza e ventilação no ambiente, manter sempre tudo bem limpo e o ambiente bem arejado, principalmente nos dias quentes. Se o paciente faz uso de fraldas atentar-se para que as trocas sejam feitas assim que o mesmo tiver feito alguma necessidade, não demorar muito para realizaras as trocas, pois isso pode causar assaduras e outras formas de infecção.

Úlcera de pressão na região do Cóccix.

3) Importante para família ou cuidador:

Necessário é que se formule uma rotina onde não apenas uma pessoa fique responsável pelo cuidado deste paciente, que necessita 24 horas de atenção, caso contrário este cuidador também sofrerá com o excesso de responsabilidades e atividades, ele também precisa de descanso e de atenção afinal quem cuida também precisa ser cuidado. Caso não tenha condições de contar com ajuda de mais alguém da família, contrate um cuidador que possa lhe ajudar, pois isso também será melhor pro paciente, que receberá o cuidado e atenção que necessita, atente-se para isso, de fazer uma parceria com um profissional bem treinado, que goste da função, que seja dedicado, tenha bons antecedentes, pesquise e se informe, existem muitos casos de maus tratos contra os idosos e a maioria deles acontece no silêncio de suas residências, com pessoas aparentemente acima de qualquer suspeita, geralmente contra aqueles que não tem como se defender. Para quem cuida, fica a mensagem de procurar conhecer essa pessoa, do que ela gosta, como foi sua vida, como era sua rotina até então, muitos cuidadores reclamam pelo paciente, por exemplo, não querer comer em tal horário, necessário é também conhecer em qual horário ele costumava se alimentar até então, informe-se, procure conhecer bem quem você está cuidando, antes de sair por aí afora julgando!

É isso aí pessoal, por hoje é só, abraços e até a próxima!!!
Imagens: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...